ENTRE DIVERSIDADES TEÓRICAS E ESCOLHAS
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERCURSO DO PROCESSO OPTATIVO NO CAMPO DA PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.919Palavras-chave:
Psicologia, Abordagem Teórico-metodológica, EscolhasResumo
Desencadeado pelas acirradas discussões que se fazem presentes em sala de aula nos cursos de Psicologia no Brasil, em defesa de uma abordagem teórico-metodológica, em detrimento da outra, corrobora essa pesquisa a um interesse genuíno de investigar como se desenvolve esse processo de escolha pelos estudantes e os fatores a ela intrínsecos. Assim, o vigente estudo objetivou investigar os fatores que norteiam o processo de escolha da abordagem teórico-metodológica pelos acadêmicos do curso de Psicologia de três Instituições de Ensino Superior do Sul de Minas/MG, sejam eles ingressantes recentemente e/ou em períodos avançados. A amostra da pesquisa contemplou 100 alunos, com idades entre 17 e 62 anos distribuídos do primeiro ao nono período. Como procedimento de investigação tem-se uma pesquisa quali-quantitativa, através da coleta de dados, via questionário misto. Juntou-se a esta pesquisa referenciais teóricos no contexto desta compreensão. Nota-se por meio deste estudo que o processo de escolha da abordagem teórica está vinculado à visão de mundo e de homem do graduando. Pode-se ainda inferir alguns fatores que corroboram a escolha, como os vínculos com docentes e maior facilidade na compreensão dos conteúdos. Apesar de alguns aspectos comuns entre os entrevistados, a escolha se dá a partir de narrativas singulares.
Referências
AZOUBEL, M.S. Análise do Comportamento para Além do Rótulo de Ciência Natural. 2019. Disponível em: < https://rbtcc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/RBTCC/article/view/1216> Acesso em: 09 novembro 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, A.L.T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.
FERRARINI, N.L.; CAMARGO, D. O Sentido da Psicologia e a Formação do Psicólogo: Um Estudo de Caso. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/psoc/a/XttCqgmYxgYv4XpZWTqw7Rd/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 10 outubro 2022.
LINS, L.F.T; SILVA, L.G.; ASSIS, C.L. Formação em Psicologia: Perfil e Expectativas de Concluintes do Interior do Estado de Rondônia. 2015. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202015000100005> Acesso em: 11 outubro 2022.
MARCELINO, L.M.D.S; SOUZA, R.S.B. Terapia Cognitivo Comportamental em Interface com Psicodiagnóstico Interventivo na Clínica Escola. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/7981> Acesso em: 03 novembro 2022.
SILVA, G.F.B.P. et.al. Os Significados do Conceito de Abordagem Teórica e as Implicações na Prática do Psicólogo: Um estudo com Graduando de Psicologia. 2018. Disponível em: < https://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/5577> Acesso em: 01 outubro 2022.
SOUZA, M.A.G.E. O Processo de Escolha da Abordagem Clínica dos Acadêmicos de Psicologia do CEULP/ULBRA. 2018. Disponível em: < https://ulbra-to.br/bibliotecadigital/publico/home/documento/1200> Acesso em: 03 outubro 2022.
SOUZA, R. L.; SOUZA, M. F. O Processo de Escolha da Área de Atuação pelo Graduando de Psicologia. 2010. Disponível em: < https://unileste.catolica.edu.br/portal/wp-content/uploads/2020/11/o-processo-de-escolha-da-area-de-atuacao-pelo-graduando-de-psicol.pdf> Acesso em: 04 outubro 2022.
YALOM, I.D. Os Desafios da Terapia: Reflexões para Pacientes e Terapeutas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eliana Zati Silva, Arlei Leite Carvalho, Paolla Silva Costa, Camila Neves Vieira, Ernani de Souza Guimarães Junior, Alessandro Messias Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.

















